Combate por desmembramento:
Cada combate vale 2 pontos. O combatente que marcar 2 pontos primeiro, ganha. As áreas que podem ser atingidas são: Tronco (vale 2 pontos), Braços (valem 1 ponto cada) e Pernas (valem 1 ponto cada).
Golpes no tronco:
- O que é considerado “TRONCO“: Peito, costas, abdome (ou barriga), ombros.
- O combatente atingido sofre 2 pontos de dano e perde o combate automaticamente.
- Exceção: É proibido acertar a região peitoral ou dos seios em mulheres combatentes.
Golpes no braço ou na mão:
Definições:
- O que é considerado “BRAÇO”: região entre o pulso e o ombro. Se houver dúvida, considerar o lugar onde se coloca o relógio e a costura do ombro da camiseta/tabard.
- O que é considerado “MÃO”: a região entre o pulso e a ponta dos dedos.
Regras:
- O combatente atingido na região do BRAÇO sofre 1 ponto de dano, e deve colocar o braço para trás.
- O braço atingido não pode mais ser usado no combate.
- Se for atingido o braço que manipula a arma, o combatente deve passar a arma para a outra mão;
- Se for atingido o braço que segura um escudo ou arma secundária, o combatente deve soltar o equipamento, ou colocá-lo para trás.
- Golpe na região da MÃO que segura arma: não conta pontos.
- Golpe em uma MÃO desarmada: conta-se como ponto no BRAÇO desarmado.
- Golpe em BRAÇO/MÃO que já foram atingidos anteriormente: considera-se como golpe no TRONCO, pois os braços atingidos devem ficar em contato com as costas do combatente.
Golpes na perna ou no pé:
Definições:
- O que é considerado PERNA: Região entre o tornozelo e a cintura. Se houver dúvida, considerar a distância entre o “cano do tênis” e a cintura da calça.
- O que é considerado PÉ: Região entre o tornozelo e as pontas dos dedos.
- Exceção: É proibido acertar a região da virilha em homens combatentes (Ver Áreas Sensíveis, abaixo).
Regras:
- O combatente atingido na região da PERNA sofre 1 ponto de dano, e a golpeada fica sempre para trás.
- A sola ou a ponta do pé da PERNA atingida devem estar sempre tocando o chão.
- O combatente pode se mover, arrastando a perna, como se estivesse mancando.
- O combatente não pode pular em uma perna só (a infame manobra “saci-pererê”).
- Golpe na região do PÉ: não conta pontos.
- Golpe em PERNA que já foi atingida anteriormente = não conta pontos.
Golpes em áreas sensíveis:
- As seguintes partes do corpo são consideradas áreas sensíveis: pescoço, cabeça, virilha masculina, peitoral feminino.
- Se qualquer das áreas acima for atingida, o atacante perde o combate ou é eliminado automaticamente da modalidade.
- A Gladius não usa mais regras de “advertência”. A derrota ou eliminação de quem acerta uma área sensível é imediata.
- Arma que bate no oponente e resvala para uma das áreas sensíveis: ver regra anterior, onde quem acertou a área sensível é eliminado imediatamente.
- Justificativas: Swordplay envolve controle da arma e respeito pela integridade física do adversário; se não fosse assim, não precisaríamos nos importar tanto com segurança de equipamentos e disciplina em combate.
Regra especial:
Se alguém insistir em “se defender com a cabeça” (bloquear golpes com a cabeça ou com uma das áreas sensíveis) para forçar a eliminação de um oponente, essa pessoa será convidada a passar por uma “oficina de combate” ao lado do campo de batalha, onde faremos questão de demonstrar (com força) o que pode acontecer com quem insiste em se defender com a cabeça.
Combate por pontos:
- Ao invés de 2 pontos, a quantidade de pontos do combate é decidida entre os duelistas de antemão. Os valores mais comuns são 1 ou 3 pontos.
- Os duelistas não perdem o uso de braços e pernas caso sejam atingidos. Entretanto, deve-se manter um registro da pontuação.
- As áreas proibidas são as mesmas do combate por desmembramento, com as mesmas penalidades.